O início da vida escolar precisa ser leve, divertido e em conjunto com a família

O início da vida escolar é um momento único e muito esperado por toda família.   Expectativas, medos e inseguranças são comuns aos pais nesta fase, pois para a grande maioria é a primeira vez que deixarão seus filhos longe de familiares e amigos próximos.

Ao chegar à escola, nossas famílias participam de uma reunião em que são comunicadas sobre todas as etapas desse processo. É feita uma entrevista inicial para que possamos conhecer mais sobre a história de vida de cada criança e suas singularidades.  

É importante destacar que tudo é feito de forma gradativa. “Cada criança, ao chegar à escola, já traz consigo uma história e experiências sobre o mundo, e o nosso acolhimento consiste em fazer com que ela se sinta segura, amada e protegida nesse novo espaço”, destacou a coordenadora da Educação Infantil, Marília Serra.

Nesse processo de adaptação, os familiares também são convidados a permanecerem na escola durante as primeiras aulas, acompanhados da equipe pedagógica, que além de orientá-los, divide cada nova conquista dos alunos.

É nessa fase cheia de aprendizados, que o trabalho conjunto entre a família e a escola faz toda a diferença, pois possibilita que a criança aprenda, se desenvolva e seja feliz com sua nova rotina.

Maple Bear São Luís celebra o São João

Com bandeirinhas e balões coloridos, cidades cenográficas, apresentações culturais e comidas típicas, a Maple Bear São Luís realizou o tradicional Arraial Maple, celebrando a maior festa cultural do Maranhão, após dois anos de pandemia. Para além da celebração da época, as comemorações foram marcadas por uma acolhida especial e cheia de alegria dos alunos e familiares.

Com lindas apresentações como a quadrilha junina, dança country, dança portuguesa, bumba meu boi e cacuriá, nossos alunos deram vida a essa animada festança, que contou com a presença de familiares e convidados que puderam prestigiar também a Companhia Barrica, um dos grupos mais populares da cultura maranhense.

A coordenadora Geral da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Maple Bear, Andréa Mendonça, destacou a alegria de voltar a receber os pais na escola em uma data tão especial para o estado.

“Festa junina no Maranhão é sinônimo de valorização da cultura local, uma possibilidade de ampliar conhecimentos e de encontros e reencontros. A volta da nossa festa junina proporcionou tudo isso: aprendizado, alegrias e muita diversão. Nossas famílias transbordaram de satisfação em ver seus filhos, nossos alunos, se divertirem. Ao mesmo tempo, valorizar o que é nosso, nossas tradições e nossa cultura local”, afirmou.